quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Os cinco melhores aeroportos do Brasil

O post de hoje é sobre os aeroportos do nosso querido Brasil, não iremos reclamar pelos que estão em estado precário ( se bem que não é uma má ideia) mas vamos falar sobre os cinco aeroportos que se destacaram com os entrevistados.
Por ocasião da Copa das Confederações, realizadas em junho de 2013 no Brasil, A Secretaria de Aviação Civil encomendou uma pesquisa para avaliar a satisfação dos passageiros com a qualidade dos serviços nos aeroportos. O estudo colheu a opinião do público a respeito de 15 aeroportos instalados em cidades-sede da Copa de 2014 além daqueles que, embora construídos em outras localidades, têm relação direta com esses municípios.
Vamos aos melhores aeroportos:

1- Salgado Filho ( Porto Alegre): o aeroporto Salgado Filho foi inaugurado em 03/07/1940 e tem por ano 8.261.355 milhões de passageiros ( base em levantamento feito em 2012). Quando foi inaugurado o aeroporto tinha a administração da Brigada Militar, o que persistiu por 11 anos. Em outubro de 1951, o Aeródromo passou a ser designado Aeroporto Internacional Salgado Filho, em homenagem ao político gaúcho Joaquim Pedro Salgado Filho.
Tem como pontos fortes as disponibilidades de táxis, tem um dos melhores atendimentos de cortesia no check in e um dos menores tempos na fila de espera de embarque e imigração. Possui caixas eletrônicos nos dois terminais. A desvantagem é o constante fechamento por neblina, algo já previsto e pretendido de ser resolvido em novas reformas para operação sem interrupções em 2014.

2- Augusto Severo ( Parnamirim, RN): foi inaugurado em 1942, e tem 2.660.864 milhões de passageiros por ano (base em levantamento feito em 2012), é o maior complexo aeroportuário do Rio Grande do Norte . Ele tem a melhor oferta de transporte público e estacionamento, além de, facilidades de conexões, integridade de bagagem, melhor cordialidade de atendimento e sala vip. O aeroporto já passou por três reformas: 1957,1980 ano em que passou a ser administrado pela Infraero; e 1996 com a construção e modernização desse complexo aeroportuário resultando em novos itens de conforto e segurança para atender ao número crescente de usuários. O aeroporto possua 8.000 metros quadrados de climatização, e investimento de R$1,9 milhão.Essa obra constitui-se de instalação de 900 metros quadrados de vidro, aumentando a área climatizada para 11.500 metros quadrados, inaugurada em fevereiro de 2002.
Porém a climatização, ainda é um ponto a ser melhorado.

3- Pinto Martins ( Fortaleza, CE): localizado na capital do Ceará o aeroporto Pinto Martins foi inaugurado no dia 13 de maio de 1953, e tem por ano, a média de 5.964.223 milhões passageiros ( levantamento feito em 2012). Ele é o terceiro maior do Nordeste e o décimo segundo mais movimentado do país.As últimas reformas feitas nele foram recentemente, as áreas reformadas foram: terminal de logística de cargas e a construção da nova Torre de Controle. Segundo a pesquisa, o aeroporto de Fortaleza tem o melhor conforto de embarque, limpeza, satisfação geral e velocidade de restituição de bagagem, boa conexão wi-fi, e um ótimo estacionamento.

4- Gilberto Freyre ( Recife, PE): Não temos uma data definida para a inauguração do aeroporto Gilberto Freyre, mais sabemos que antecede a Segunda Guerra Mundial. Por ele todo ano passa a média de 6.433.410 milhões de passageiros ( ultimo levantamento feito em 2012). As obras de modernização foram iniciadas nele em 2000, e resultou em um novo terminal de passageiros, edifício garagem e sistema viário interno. Em 2004 novo terminal entrou em fase experimental, e em 2006 foi oficialmente inaugurado.
O Aeroporto tem um sistema de gestão de qualidade, certificado com a norma NBR ISSO 9001. Segundo o ranking Skytrax de 2012, é o segundo melhor da América do Sul. Foi considerado o que tem melhor alimentação, melhor cordialidade dos funcionários de imigração e menor tempo de fila aduana.

5- Afonso Pena ( São José dos Pinhais, PR): O melhor Aeroporto do Brasil, é o Afonso Pena, que foi inaugurado em 1946, e tem por ano a média 6.825.666 milhões de passageiros por ano ( levantamento feito em 2012). Tem capacidade de 7,8 milhões de passageiros/ ano. A última grande reforma foi em 1996. Possui equipamentos de ultima geração, é totalmente informatizado. Segundo os passageiros, tem o menor tempo de check in  no auto atendimento e guichês, tem o melhor painel informativo, melhor sinalização, melhor conforto acústico e térmico e ainda melhor disponibilidade e limpeza de banheiros.


Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário