segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Causas pouco conhecidas da prisão de ventre

A prisão de ventre, ou como dizem os médicos Obstipação ou constipação do ventre, nada mais é que uma dificuldade da evacuação de fezes, que se tornam ressecadas.
Os principais causadores e bastante conhecidos sintomas são a má alimentação, sedentarismo e estresse.
Para reverter esse caso é indicado o aumento da quantidade de fibras, maior ingestão de água e a prática de exercícios.
Há casos em que essas atitudes não são suficientes, pois estão ligados a medicamentos e doenças.
Conheça outros motivos que causam Obstipação do Ventre e saiba como revertê - los.

-Hipotireoidismo:  A tiroide é uma glândula localizada no pescoço.Muitas pessoas sofrem com problemas nessa glândula, que no caso do hipotiroidismo, é a baixa produção de hormônios. "Todo o corpo pode sofrer com essa alteração hormonal, incluindo o intestino", explica a gastroenterologista Débora Dourado Poli. Um exemplo é quando a digestão fica mais lenta, pode causar a prisão do ventre.


-Hiperparatireoidismo: Diferentemente do Hipotireoidismo, o hiperparatireoidismo é uma glândula perto da tireoide, chamada paratireoide, ela excreta o paratormônio(PTH), que é responsável por regular os níveis de cálcio e fósforo no organismo, e desregula o PTH (produz em excesso), o que provoca a constipação do intestino. Um endocrinologista pode indicar o teste e o tratamento adequado para essa condição.


- Analgésicos:Os analgésicos ( que equivalem a morfina ) normalmente são receitados para pessoas que se recuperam de uma cirurgia ou estão controlando uma dor crônica. "Esse tipo de analgésico pode levar a uma prisão de ventre, sendo preciso rever os hábitos alimentares para tentar reverter o quadro e, em casos mais extremos, indicar o uso de um laxante", diz a Drª. Débora.


-Uso indevido de laxantes: O uso excessivo de laxantes pode lesionar os nervos e criar uma dependência do remédio, então, quanto mais se usar esse medicamento , mais o intestino fica tolerante e precisará de laxante para funcionar. A Drª Débora diz que: " Faltam mais estudos para comprovar essa relação, mas mesmo assim é importante que as pessoas façam uso de laxante com orientação médica adequada."


-Antidepressivos: esse tipo de remédio afeta a transmissão dos nervos para que o intestino funcione corretamente. Ele pode ser a causa de uma constipação intestinal, converse com seu médico para ter a confirmação, ele pode lhe indicar mudança de alguns hábitos ou até mesmo trocar o seu antidepressivo.


-Antiácidos: esses remédios são feitos com hidróxido de magnésio , o que faz com que ele prenda o intestino, suspenda o uso se ele for um dos suspeitos da sua lista.


-Doença do intestino irritável (SII): essa é uma doença que envolve alterações nos movimentos intestinais, provocando dor abdominal e cãibras, esse problema pode fazer tanto que o intestino fique preso, como que aconteça uma diarreia, depende do organismo da pessoa.
Outra doença que pode causar o obstipação do intestino é a doença de Crohn, ela é um processo inflamatório intestinal que envolve as paredes do órgão, mais é bem raro ela causar prisão de ventre.


-Gravidez: Durante esse período a mulher passa por várias coisas, uma delas pode ser a constipação do intestino, isso ocorre por várias alterações, uma dela a hormonal, no último trimestre da gravidez, o bebê faz bastante pressão sobre o intestino e outros órgãos, é importante que a futura mamãe possua hábitos alimentares saudáveis e pratique leves exercícios com frequência desde os primeiros meses da gestação.


-Diabetes: O diabetes pode causar danos nos nervos do corpo, inclusive no que transmite estímulo para que o intestino funcione corretamente, para evitar a prisão de ventre mantenha o diabetes sempre sobre controle.


-Uso errado de suplementação: Quem usa suplementos sem orientação médica pode ter diversos problemas de saúde, um deles é a prisão de ventre. O dano acontece pelo excesso de cálcio e ferro, eles sobrecarregam o trabalho do intestino. Não use suplementação alimentar sem a orientação médica e nem ultrapasse a quantidade que lhe foi passada.


-Hemorroida:  Quando uma pessoa está com dificuldade para evacuar e faz força demais, as veias do ânus podem ficar doloridas e inchadas, e depois que a hemorroida aparece, pode acontecer o inverso, como a pessoa está com dor na região anal, tende a ficar mais tensa, essa tensão pode interferir nos movimentos intestinais, o que faz com que a prisão de ventre aumente ainda mais. O tratamento adequado é fundamental para se livrar desse problema.

Fonte: YahooMinhaVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário